O roteiro de restaurantes com as garotas do Sex and the City
Dentro do Roteiro Refresh, sempre falamos das cidades, locais, restaurantes e monumentos utilizados como pano de fundo em grandes filmes, que são inesquecíveis justamente por usar um ambiente como forma de linguagem cinematográfica. Normalmente são nos longas que vemos os ambientes como personagens ativos da trama, interferindo na história, limitando ou expandido as possibilidades dos protagonistas.
Nos últimos 10 anos, no entanto, as séries de TV ganharam força, investimento e alocação de grandes diretores e roteiristas, que trouxeram um pouco do cinema para a telinha, inclusive essa interferência constante do ambiente na história e na personalidade dos seus personagens. Vince Gilligan levou uma atmosfera tão sufocante à Breaking Bad, que em alguns capítulos você quase consegue sentir o sol escaldante do Novo México queimando as cabeças de Walter White e Jesse Pinkman. E não é preciso ser um blockbuster como foi Breaking Bad para saber como construir o ambiente a serviço da sua história. Na série cômica e indie Broad City, Nova York está presente ativamente em todos os momentos, a começar pelo nome, um trocadilho espirituoso com uma gíria antiga para chamar as mulheres.
Mas antes de e tantas outras séries escolherem a como um coadjuvante, havia , o sexo e a cidade. teve seu primeiro episódio exibido na em 1998, antes do , e . A série foi um marco na história da televisão, recebeu inúmeras premiações e foi uma das primeiras produções a focar o comportamento da nova-iorquina adulta, sexualmente livre e independente (ainda que com situações e circunstâncias surreais, como os apartamentos gigantes e a enorme coleção de sapatos da protagonista).
Porém, antes de Broad City e tantas outras séries escolherem a Big Apple como um coadjuvante, havia Carrie Bradshaw, o sexo e a cidade. Sex and the City teve seu primeiro episódio exibido na HBO em 1998, antes do torrent, popcorn time e Netflix. A série foi um marco na história da televisão, recebeu inúmeras premiações e foi uma das primeiras produções a focar o comportamento da nova-iorquina adulta, sexualmente livre e independente (ainda que com situações e circunstâncias surreais, como os apartamentos gigantes e a enorme coleção de sapatos da protagonista).
É comum ouvir que Nova York era a quinta personagem do grupo de Carrie Bradshaw, Samantha Jones, Charlotte York e Miranda Hobbes. A série de seis temporadas explorou centenas de restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e docerias da cidade, ambientando os encontros semanais das amigas nos estabelecimentos. Não à toa, existem vários roteiros de tour pagos que visitam as locações utilizadas na série, como a fachada do apartamento de Carrie Bradshaw, as boutiques do Greenwich Village, a galeria de arte do SoHo…
Pensando em tudo isso, separamos uma lista com os melhores estabelecimentos mostrados na série – e que ainda estão na ativa. Prepare o seu cosmopolitan e venha com a gente!
Il Cantinori
Esse é o restaurante em que a Carrie decide comemorar seu aniversário de 35 anos, mas acaba levando um bolo de todas as amigas, que chegam atrasadas. Apesar dela não ter conseguido experimentar nada no menu, o estabelecimento é super sofisticado, bem frequentado e recomendado. Ele foi o primeiro restaurante da cidade a servir a autêntica culinária toscana.
#Dica Refresh: a porção de lula empanada (grilled breaded squid) é um delicioso clássico do Il Cantinori! |
Da Marino
O restaurante italiano Da Marino aparece como cenário de uma das cenas mais românticas da série, na segunda temporada, quando Mr. Big e Carrie resolvem dar uma segunda chance ao relacionamento. A casa também é uma das favoritas do ator Chris Noth – Mr. Big em pessoa! Experimente as massas, são a especialidade do local!
Balthazar
Gray’s Papaya
Não é só em SATC que o “dogão” mais famoso de Nova York aparece. Filmes como E Agora, Meu Amor?, Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música, Mensagem para Você, e outras séries como How I Met Your Mother e Glee utilizaram o restaurante como um dispositivo de autenticidade nova-iorquina. Definitivamente, o Gray’s é a cadeia de hot dogs mais típica da cidade desde sua fundação, em 1973, e com a melhor relação custo/benefício. O nome faz uma referência ao famoso suco de papaya servido no local.
Magnolia Bakery
Há quem diga que foi Sex and the City e essa Bakery que causaram o frissón dos cupcakes nos anos 2000. A doceria aparece em uma cena em que Carrie está contando à Miranda sobre sua nova “crush” enquanto saboreiam um dos mais tradicionais cupcakes da casa.
#Dica Refresh: A Magnolia Bakery original, na Bleecker street sempre tem uma fila IMENSA! Nossa dica é você dar uma passada para ver sua fachada e ir experimentar os cupcakes na filial da Columbus Avenue (na Bloomingdale’s da Third Avenue ou na do Rockefeller Center). |
Sarabeth’s
Apesar de não figurar muito nas listas de “restaurantes famosos de SATC”, a rede Sarabeth’s é a que provavelmente mais apareceu na série, uma vez que era o local certo de escolha das garotas para o brunch de final de semana. No menu, o prato mais pedido é o clássico Eggs Benedict. Nem precisamos dizer que é o lugar ideal para uma deliciosa refeição na companhia das amigas, né?
Equipe Roteiro Refresh
Somos uma revista eletrônica com foco em arte e gastronomia e onde contamos histórias de pessoas inspiradoras. Venha beber roteiros refresh! Vamos do lixo ao luxo, de forma autêntica!