Por trás de pratos inesquecíveis, chefs reconhecidos e restaurantes famosos, existe muita pesquisa, história, curiosidade, dicas, técnicas e processos. Separamos 10 livros sobre gastronomia para você aprender e colocar em prática durante a quarentena. Mão na massa!

Veja também: 
Instituto Brasil a Gosto lança campanha de doação de alimentos para diminuir a fome
Dia Nacional do Café: conheça a história e como consumir corretamente
Aprenda sobre vinhos: Gino a Casa conversa com clientes virtualmente

A Fisiologia do Gosto (Brillant Savarin)

A obra é considerada o primeiro livro de gastronomia, já que Savarin foi um sobrevivente da Revolução Francesa, cozinheiro e gourmet. Em “A Fisiologia do Gosto”, o leitor encontrará a história sobre a cultura ao redor da mesa, regras de etiqueta, curiosidades, histórias engraçadas e, é claro, o preparo dos alimentos.

A História do Mundo em 6 Copos (Tom Standage)

O livro já aparece no #DicaRefresh do nosso Instagram. O motivo? O jornalista Tom Standage aborda as seis bebidas mais consumidas para traçar um panorama da gastronomia mundial. O leitor fica por dentro do surgimento do café, cerveja, destilados, vinho, chá e Coca-Cola. O ponto mais interessante é quando o autor relata que algumas bebidas chegaram até determinar políticas externas de nações. Curioso, né?!

O Que Einsten Disse ao Seu Cozinheiro (Robert L. Wolke)

Se você é curioso e quer saber sobre as questões da cozinha, esse livro é para você! Através de 100 perguntas culinárias, Wolke explica de forma divertida e didática a ciência da cozinha. Você vai descobrir o motivo do álcool evaporar quando se cozinha com vinho e o porquê nenhum alimento gruda na frigideira antiaderente. Fim dos mistérios!

Mocotó: O Pai, o Filho e o Restaurante (Rodrigo Oliveira)

Conhecido nacionalmente, o Mocotó é um dos restaurantes mais badalados de São Paulo por conta da gastronomia e da cultura sertaneja. Em “O Mocotó: O Pai, o Filho e o Restaurante“, o Rodrigo Oliveira conta a história de seu pai, Zé Almeida, um migrante do sertão pernambucano que veio para São Paulo em busca de uma nova oportunidade até abrir o Bar do Mocotó, em 1973. Em seguida, relata a história do estabelecimento, assim como suas transformações. Inclusive, é possível encontrar os valores defendido pelo chef, receitas e curiosidades da casa. Um prato cheio para quem é fã.

Um Químico na Cozinha (Raphael Haumont)

O que esperar de um químico que tem curiosidades sobre a cozinha? Muita coisa! A partir da ciência, o professor e pesquisador Raphael Haumont dá dicas de como aproveitar melhor os ingredientes e o preparo de pratos, além de explicar cada tópico levantado em sua obra.

O Atlas Gastronômico (Mina Holland)

Editora do suplemento de gastronomia do The Guardian, Mina Holland escreve sobre comida e bebida. Para escrever o livro, a autora foi da Índia às Caraíbas, da Escandinávia à Coreia com o objetivo: encontrar os melhores pratos, restaurantes e vinhos. O resultado de sua pesquisa resultou no “O Atlas Gastronômico“, uma viagem e tanto!

Sabores Perigosos: A História das Especiarias (Andrew Dalby)

Não são só os ingredientes que fazem diferença no momento de cozinhar, o toque das especiarias é muito importante! Por isso, Andrew Dalby pesquisou sobre os condimentos a fundo: como foram tratados no decorrer da história, os conflitos e os benefícios para a saúde. Para finalizar, o autor entrega receitas preciosas sobre os temperos analisados.

Gastronomia Brasileira: Na Linha do Tempo (Roberto Pinto)

O Brasil é rico em alimentos, cultura, temperos e história, mas pouco valorizado. É por isso que o jornalista Roberto Pinto escreveu “Gastronomia Brasileira: Na Linha do Tempo“, abordando os últimos 40 anos das gastronomia brasileira, as mudanças em ser cozinheiro e o uso de produtos regionais. Viva o Brasil!

O Banquete de Psique: Imaginação, Cultura e Psicologia da Alimentação (Gustavo Barcellos)

Cozinhar não é só um ato revolucionário, mas psicológico também. A partir desse ponto, Gustavo Barcellos revela o impacto da gastronomia e do mundo no indivíduo. O autor convida o leitor a refletir sobre os pequenos atos diários que são praticados na cozinha e/ou na mesa de jantar com uma perspectiva psicológica.

O Terceiro Prato: Observações Sobre o Futuro da Comida (Dan Barber)

Você já se perguntou qual será o futuro da comida? O chef prestigiado Dan Barber já! Em “O Terceiro Prato“, Barber imagina e analisa um cenário daqui 35 anos. Com conversas e muitas histórias, o livro tem o objetivo de fazer com que o leitor saia de sua bolha, pense no futuro e revolucione, desde já, a maneira de como se alimenta. Uma ideia provocante e necessária.

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
YouTube