Uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros é o café. Por isso, a bebida ganhou uma data nacional pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005, com o objetivo de simbolizar a época de abertura das colheitas nas regiões produtoras do país. Além disso, os brasileiros são vice-campeões no consumo, perdendo apenas pelo os Estados Unidos.
Presente na vida de muitas pessoas, o café conta com mais duas datas comemorativas: o Dia Mundial do Café, celebrando em 14 de abril e o Dia Internacional do Café, 1° de outubro. Haja café para todos os dias!
História
Não existem registros oficiais sobre a origem do café. Segundo lendas, um pastor percebeu que havia algo errado com as plantas nas regiões altas da Etiópia após suas cabras consumi-las; os animais ficaram animados e com energia. Intrigado, o pastor levou uma amostra para o monge da cidade, sendo recusado pelo mesmo. Em seguida, as plantas foram jogadas na fogueira, elevando o aroma dos grãos torrados. Foi aí que descobriram o café.
Embora a planta tenha origem africana, foi apenas no oeste da Arábia que a muda começou a ser cultivada. Inclusive, foi lá que recebeu o nome de café, conhecido mundialmente.
O café no Brasil
A muda da planta chegou no Brasil em 1727, trazida pelo bandeirante Francisco de Melo Palhete, clandestinamente. Ele foi o responsável por iniciar o cultivo do café no Pará. Com a ajuda de João Alberto de Castello Branco, a produção de café foi aumentando, ganhando plantações na região sudeste do país. No entanto, foi apenas no século XIX que as plantações nacionais ganharam destaque.
Veja também:
Empório Local em Casa: do produtor para o seu lar
Aprenda sobre vinhos: Gino a Casa conversa com clientes virtualmente
Novidade: Lanchonete da Cidade lança sanduíche com linguiça 100% vegetal
Novas variedades
Desde então, o café tem passado por mudanças. Atualmente, o grão faz sucesso até em receitas! Para ficar por dentro nas novas variedades, o Roteiro Refresh bateu um papo com a barista Telma Rodrigues. A profissional já avisa: “Em café, não existem verdades absolutas!”.
- Qual o jeito certo para conservar o café?
A melhor maneira de conservar é consumindo-o imediatamente! Desse jeito, é possível aproveitar o frescor da bebida.
Se for possível, opte pelas pequenas embalagens de 250g do café em grão para moer em casa. Se não tiver moedor, não tem problema; compre o café em pó, tire-o da embalagem e coloque em um pote hermético (daqueles que tem travinhas nas laterais) e guarde em local seco, fresco e arejado.
- Como preparar o café perfeito?
Existe uma receita padrão: para cada 10g de café em pó, colocar 100ml de água quente. Se ferver a água, deixe esfriar por 2 minutos – isso impede que a água queime o pó do café, deixando-o mais amargo.
- Existe um melhor filtro?
O filtro de papel é o mais usado pela praticidade e por liberarem os óleos essenciais do café (nobre da bebida, que contém o sabor do grão), proporcionando uma bebida mais limpa, clara, doce e aromática. O filtro de pano retém a maior parte dos óleos essenciais em suas tramas. Por isso é ideal lavar bem com água quente após o uso e deixar dentro de um potinho com água na geladeira para não ressecar o pano e propagar bactérias.
Os dois são capazes de oferecer bebidas saborosas, por isso, fica a escolha de cada um.
Como você gosta do seu café? Conta pra gente nos comentários.
Equipe Roteiro Refresh
Somos uma revista eletrônica com foco em arte e gastronomia e onde contamos histórias de pessoas inspiradoras. Venha beber roteiros refresh! Vamos do lixo ao luxo, de forma autêntica!