O último passo antes de embarcar para aquela viagem dos sonhos, depois de tirar o passaporte e o visto, é a compra das passagens aéreas. Esse é o momento que você pode extrapolar ou reduzir os gastos previstos, tudo vai depender de como e onde você irá fazer a compra.
Alguns dias e horários, por exemplo, costumam ser mais caros do que outros. Isso por que existem dias da semana (principalmente as sextas-feiras e os sábados) que recebem uma procura maior de viajantes, fazendo com que o preço também aumente. Em contra partida, embarques às terças e quartas-feiras tendem a ter um preço mais abaixo que o normal, já que a busca é menor. Em relação aos horários, não é apenas o horário do voo que faz a diferença – a hora da compra das passagens conta (e muito)! Faça um teste e busque uma passagem às 14h. Depois, faça a mesma busca às 3h da manhã. Você verá que os preços caem significativamente e o seu bolso irá agradecer!
Não se esqueça de prestar atenção nas condições das passagens com valores muito abaixo das outras. Elas geralmente possuem regras específicas e inflexíveis, por isso, vale a pena perder um tempo lendo aquele monte de letrinhas que parece não ter muita importância.
Já existem alguns sites específicos para buscar e comparar preços de passagens. O skyscanner, kayak e o momondo são apenas alguns exemplos de onde você pode começar sua pesquisa. A ideia é que você navegue por todos, já que as companhias aéreas costumam ter promoções diferentes para cada um, e encontre o que te oferece a melhor condição.
Outra opção muito utilizada na hora de comprar as passagens são as milhas, que você consegue acumular com compras feitas nos cartões de crédito e trocar pelo trecho que pretende fazer. Como cada cartão possui as suas regras, é necessário conhecê-las bem para não trocar gato por lebre. Você deve fazer uma vasta pesquisa sobre o que realmente vale a pena – fazer conexões, aumentar o plano das suas milhagem ou trocar de companhia aérea.
Com emoção ou sem emoção? Nessa hora, sem. Programar tudo com antecedência é evitar surpresas e preços nas alturas. Procure fazer a compra das suas passagens em até 60 dias antes de viajar. Se conseguir fazer antes disso, com 90 dias, melhor ainda! Nunca corra o risco de deixar para comprar na última hora esperando uma promoção – ela pode não acontecer e você ficar sem avião para viajar.
No fim, comprar as suas passagens de forma econômica é apenas uma questão de ficar atento aos detalhes e sempre planejar com antecedência para estar preparado caso algo não saia como esperado. Depois que essa última etapa estiver concluída, chegou o momento de imaginar os passeios e já pensar nas compras! Vamos viajar? 😉
Equipe Roteiro Refresh
Somos uma revista eletrônica com foco em arte e gastronomia e onde contamos histórias de pessoas inspiradoras. Venha beber roteiros refresh! Vamos do lixo ao luxo, de forma autêntica!