Setembro está quase acabando, mas ainda é tempo de lançamentos! A Editora Melhoramentos trouxe uma novidade saborosa para o setor de livros: o Fermentação à Brasileira. De autoria de Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade, apresentado pelo Instituto Brasil a Gosto, o livro resgata técnicas esquecidas e humaniza os processos de conservação.
A ideia surgiu há quatro anos, quando a dupla iniciava um projeto pioneiro: uma mini cozinha-laboratório especializada nos mais diversos tipos de fermentação – espontâneas, rudimentares, caseiras e modernas.
Enquanto a chef Ana Luiza Trajano, fazia sua própria movimentação: convertia o Brasil a Gosto, um restaurante de sucesso, em um instituto focado em pesquisas e fomento à cultura brasileira por meio da gastronomia.
Veja também:
Salton destaca-se na premiação Sommerliers Choice Awards
Cozinha Studio: sintam-se em casa em uma atmosfera intimista e ao mesmo tempo agregadora
Raiz do Brasil brilha no Mandioca Cozinha, de Madu Melo
Juntando forças, “Fermentação à Brasileira” não só aproxima os leitores dos tempos da natureza, como permite que eles identifiquem o que encontram nas prateleiras dos mercados e possam, conscientemente, escolher o que consumir.
Se até hoje o país não tinha uma obra de referência e autoria nacional sobre o assunto, agora, há um volume de embasamento teórico denso e de 89 receitas práticas, testadas e bem ilustradas.
“A fermentação tem pelo menos 10 mil anos de história e coincide como o início do sedentarismo humano, porém, deixamos de praticar as técnicas autênticas desse conservar e reproduzimos simulacros, do pão à cerveja, passando pelo vinho e pela mostarda. A ciência é uma ferramenta para donas de casa, bruxas, professores e pesquisadores contra essa alienação”, explica Fernando.
Equipe Roteiro Refresh
Somos uma revista eletrônica com foco em arte e gastronomia e onde contamos histórias de pessoas inspiradoras. Venha beber roteiros refresh! Vamos do lixo ao luxo, de forma autêntica!