Rum com Coca-Cola, Vodka com Energético, Gim e Tônica, são algumas das combinações para fazer um Highball – termo, aliás, que é desconhecido por muita gente. Por definição, um highball é um drink composto por uma bebida destilada e outra bebida carbonatada. Os exemplos que demos acima são algumas das combinações mais comuns.

E por que será que os Highballs fazem tanto sucesso? Para entender um pouco mais sobre o ápice desses drinks, conversamos com David Abreu, gerente do Cava Bar, um charmoso bar no subsolo de uma casa da década de 1930, no Jardim Paulista. Nessa matéria, a gente te conta um pouco mais sobre como esses drinks caíram nas graças das pessoas e como preparar um Highball bem refrescante para você e sua turma!

O sucesso dos Highballs

Combinações como Vodka e Energético/Rum e Coca-Cola são velhos conhecidos. De uns tempos para cá, outros tipos de Highballs estão ganhando mais popularidade – é o caso do Gim e Tônica. “O que está acontecendo é que as pessoas estão descobrindo combinações mais interessantes. Além disso, a facilidade de preparo (sem a necessidade de coqueteleira ou copo mexedor) faz com que as pessoas se sintam mais seguras para prepararem sozinhas, além de ser bem refrescante”, comenta Abreu.

Veja também: 
Rendez Vous: comida francesa com a fartura que o brasileiro gosta
Guilhotina: perca a cabeça no 15º melhor bar do mundo
Restaurant Week SP começa nesta sexta-feira e terá mais de 250 casas

Como preparar um Highball perfeito

Abreu compartilhou com o Roteiro Refresh alguns segredinhos para que seu Highball fique excepcional! Essas são as dicas para que seu drink fique perfeito e permaneça gelado por mais tempo:

  • É importante começar o preparo com um copo já gelado. Deixe-o no congelador por alguns minutos ou coloque gelo por dois minutos no copo e depois descarte-os.
  • Com o copo gelado, adicione gelo de boa qualidade (cristalino e sólido). Usar gelo picado e já derretendo compromete a qualidade do seu drink.
  • Adicione o destilado (no Cava se usa o whisky irlandês Jameson) e mexa por cerca de 10 segundos.
  • Adicione o carbonatado (no Cava se usa a bebida artesanal Kiro). É importante não despejar o carbonatado em contato direto no gelo para não perder as bolhas. Sirva com cuidado pelas beiradas do copo.
  • Proporção ideal: 1:3, ou seja, 50 ml de whisky e 150 ml de Kiro.
  • Coloque a colher bailarina (ou outro utensílio similar) até o fundo do copo e mexa devagar apenas uma vez para não destruir as bolhas.
  • Por fim, torça a casca de um cítrico (no Cava se usa casca de laranja Bahia).

Abreu explica que a combinação da casa é o Jameson com o Kiro porque a bebida artesanal contem gengibre, mel e vinagre de maçã, ingredientes que enaltecem as melhores características do Jameson: acidez (vinagre de maçã), doçura (mel) e frescor (gengibre).

Se você for fazer em casa, pode seguir a receita à risca ou tentar novas combinações, sempre com o cuidado de casar ingredientes que enalteçam as principais características do destilado que você vai usar.

E ai, animado para testar em casa? Tem uma receita gostosa de drink para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo!

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
YouTube